quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nenê Crepaldi Questiona o Censo...

Bom dia querdos leitores e amigos...

Parece que o Censo de 2010 cometeu alguns equívocos graves na confecção de seus dados, o que podem afetar diretamente as cidades envolvidas.

Depois da prefeitura de Osasco contestar os números do Censo Demográfico 2010, foi a vez do vereador de Carapicuíba Nenê Crepaldi (PMDB) questionar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com relação à contagem da população carapicuibana, realizada pelo órgão no município. “Acreditamos que existem mais moradores do que o total de habitantes auditado pelo Censo”, alegou o parlamentar.

Durante a sessão ordinária, realizada na última quarta-feira, Crepaldi apresentou um documento confrontando os dados apontados pelo IBGE que revelaram a existência de 369.908 habitantes em Carapicuíba. O número representa uma “perda” de aproximadamente 18,6 mil moradores, se comparado a uma estimativa de 2008, segundo a qual 388.532 pessoas residiam no município.

A princípio, a redução pode trazer prejuízos à municipalidade, pois levará a cidade a receber repasses menores de recursos federais, calculados com base no número de moradores, através de um coeficiente que serve de referência para a transferência de dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às prefeituras. “Precisamos de uma recontagem dos moradores para reparar o déficit no repasse de verbas federais”, afirmou o vereador.

Ele pretende, por seus próprios meios, realizar um primeiro levantamento, localizando e entrevistando pessoas que não foram contatadas por funcionários do IBGE. “Antes de apresentar o documento, fiz uma breve consulta na cidade e encontrei mais de 200 famílias que alegam não terem sido pesquisados, além do que, o volume de pessoas circulando nas ruas e fazendo uso dos meios de transportes locais aumentou”, destacou o legislador, acrescentando ainda que a cidade ganhou novos loteamentos nos últimos anos.

Diante disso, o peemedebista solicitou uma audiência pública com representantes do IBGE na Câmara Municipal, para que os técnicos apresentem a metodologia utilizada no levantamento e estudem a possibilidade de realizar uma recontagem da população, com o intuito de ratificar possíveis erros. “Vou fazer o possível e o impossível para que isso ocorra”, ponderou.


Me parece claro também que estes números não conferem com a realidade, e muito provavelmente Carapicuíba tenha mais de 500 mil moradores tranquilamente.. e isto deve ser revisto urgentemente.

Parabéns ao vereador Nenê Crepaldi por atentar a este caso.

(fonte: WEBDIÁRIO)


Muito obrigado a todos e "TamoJunto"
Diego Pereira

Nenhum comentário: