quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

102 anos vendendo baralhos...

Bom dia meus amigos, hoje eu escolhi dividir com vocês este case da Copag, que a 102 anos vende baralhos. Uma excelente experiência de marketing.

Um baralho é sempre igual, 52 cartas dividas entre quatro naipes e os curingas. Disso a Copag sabe mais do que ninguém. A companhia tem mais de 100 anos de vida, sendo 92 deles dedicados à produção das cartas. Sobreviver vendendo um produto tão simples, porém, não é tarefa fácil. Para se destacar da concorrência, a Copag investe em materiais diferenciados, cores e modelos variados, produções para ações promocionais de outras marcas, e em parcerias para a fabricação de novos jogos.


O principal foco da Copag hoje são os consumidores. Isso parece óbvio, mas não para o segmento de jogos, tradicionalmente voltado para o atacado. Para alcançar o público final, a empresa lançou em 2007 a embalagem blister para supermercados. As caixas vêm com 12 baralhos para serem revendidos. A maior ação da empresa, no entanto, será realizada nesse verão. A promoção “Férias Premiadas Copag” conta com entrega de mais de 3.600 prêmios, vendas na praia e até idosos como promotores.

“Essa ação mostra a nossa preocupação em nos aproximar do consumidor. Isso é essencial para direcionar nossas futuras ações e identificar novas oportunidades”, afirma Ricardo Atner, Diretor Comercial da Copag. O objetivo do projeto é fazer com que as vendas cresçam entre 15% e 20% no período de férias, em comparação à mesma época anterior. A primeira parte do projeto idealizado pela agência MindsOn foi iniciada no último dia 16, na rua 25 de março, em São Paulo.

Marketing para se aproximar do varejo
Na tradicional rua paulistana foram distribuídas 300 camisetas para os vendedores dos estabelecimentos parceiros da Copag e para os vendedores de rua com dizeres como "Já comprou seu baralho hoje?" e "Já achou a carta premiada hoje?". Para estimular o uso da camisa, “curingas” da Copag premiaram os vendedores. Outros 50 pontos de venda da capital e do litoral de São Paulo contam com promotoras da marca, que divulgam a campanha Férias Premiadas Copag e distribuem folhetos com regras dos jogos.

No litoral de São Paulo, vendedores com carrinhos comercializarão os produtos. Para completar, uma ação homenageará o público mais fiel da Copag: os idosos. Grupos de “velhinhos-promotores” ficarão jogando cartas em locais pré-determinados e desafiarão as pessoas que passarem para uma partida.

Outro público interessante para a Copag é o de jogadores. Para se aproximar deles, a empresa centenária investe no patrocínio de campeonatos de poker. “Os jogadores regulares compram e sabem onde encontrar os baralhos. Já o jogador ocasional não tinha orientação suficiente sobre como encontrá-las com facilidade, por isso estamos concentrando neles as nossas estratégias”, conta Ricardo Atner, Diretor Comercial da Copag, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Portfólio além do baralho
Apesar do investimento em Marketing, a Copag acredita que o seu destaque no mercado se deva à qualidade de seu produto. Para a empresa, o investimento contínuo no material e na sua produção é que garantem a preferência do consumidor. “Investimos muito na qualidade de nossos produtos, em tecnologia e no aprimoramento da nossa produção. Também mudamos o layout das cartas e das caixas”, conta Atner. O diretor afirma ainda que é essencial o investimento no relacionamento com os atacadistas para garantir a distribuição do produto por todo o Brasil.

Mas não é só de baralhos convencionais que vive a Copag. A marca possui cerca de 100 itens em seu portfólio, entre eles os jogos educativos para crianças, muitos com o licenciamento de personagens da Disney. A atuação da companhia nesse segmento começou em 2005, após fusão com o grupo Carta Mundi, um dos grandes players de jogos e cartas do mundo.

“Com essa fusão pudemos começar a operar em outras divisões e aproveitamos o acordo de licenciamento deles com a Disney para produzir jogos educativos”, comenta o Diretor Comercial sobre o segmento que já é responsável por 6% do faturamento total da Copag. Por ter se tornado tão importante nos negócios da empresa, os jogos educativos também ganharam ações em pontos de venda. Em lojas da rede Ri Happy, promotores ensinam como jogar os jogos da Copag disponíveis nas lojas.

Outros negócios
Além dos jogos, a Copag comercializa em sua loja virtual roupas e acessórios com sua marca e estampas ligadas a jogos em balde de gelo, coqueteleira, mantas para mesa de jogos, guarda sol e cooler. Apesar da variedade, nenhum desses produtos é tão importante para a empresa quanto as cartas.

Outro segmento importante para a empresa são os baralhos promocionais. A Copag costuma fazer linhas de baralhos com estampas exclusivas para marcas. “As empresas se cansaram de fazer canetas, réguas e bonés. O baralho agrada a vários públicos e expõe muito a marca ao cliente”, afirma Atner, promovendo o seu produto e esperando um crescimento de 10% em 2010.

Muito obrigado meus amigos
TamoJunto
Diego Pereira

2 comentários:

Juliana Mascarenhas disse...

Excelente case! Adorei!

Diego Pereira disse...

Olá Juliana, muito obrigado e volte sempre viw.

abraços