segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Km 21 vai ganhar terminal de ônibus


Olá meus amigos, estou aqui novamente para trazer uma notícia boa... fazia tempo que não vinha uma notícia boa né?! rs.

Carapicuíba e Osasco finalmente se entenderam e parece que o terminal de ônibus do Km 21, próximo ao Parque dos Paturis, vai sair do papel, ou do barro. Pelo jeito a estrela brilhou e Sérgio Ribeiro e Emídio decidiram dar um jeito naquela lama toda.

O Terminal do Km 21, que vai ser construído na divisa de Carapicuíba com Osasco, e que hoje é uma das obras mais esperadas na região, voltou a ser discutido pelas prefeituras das duas cidades, após ficar “empacado” juridicamente (e politicamente) por 7 meses.

Desde junho do ano passado, com o início do período eleitoral e, posteriormente, com o desfalque da bancada de deputados federais, o projeto, que será financiado com recursos da União, não evoluiu nem no papel, mas, agora, a Prefeitura de Osasco deve tomar a frente dos trâmites e cuidar da licitação para a contratação das obras.“Tudo ainda está sendo conversado, mas, muito provavelmente, Osasco vai ficar responsável pela licitação das obras”, avalia Waldyr Ribeiro Filho, secretário de Obras da Prefeitura de Osasco.
Segundo ele, antes de dar abertura à concorrência, os dois municípios precisam firmar um novo convênio, que será analisado pelos departamentos jurídicos das prefeituras e que, se aprovado, será assinado entre o final deste mês e o início de fevereiro. Com isso, a licitação poderá ser aberta.

O contrato ainda está sendo elaborado, mas, segundo Waldyr, os projetos básicos para o terminal já foram finalizados, e a construtora que vencer a licitação vai montar os projetos executivos.“Um outro convênio já havia sido firmado entre as duas prefeituras, para a execução de obras, única e exclusivamente, no sistema viário. Por isso, é preciso fechar outro acordo, agora para o terminal em si”, explica o secretário. Estas obras, que modificaram a geometria das vias no entorno do futuro terminal, foram realizadas pela Prefeitura de Carapicuíba, com projeto elaborado pela de Osasco.

Além disso, foi implantado um sistema de drenagem, para acabar com as enchentes na área.De acordo com Waldyr, a expectativa da prefeitura é de que, ainda este ano, o governo federal repasse uma quantia alta de verbas, que possibilite o início da construção, já em ritmo acelerado.

Até o momento, não existe confirmação oficial de que a Prefeitura de Carapicuíba tenha recebido em seus cofres o primeiro repasse de verbas federais. A informação de que houve um primeiro empenho, de cerca de R$ 2 milhões, foi anunciada, em julho do ano passado, pelo deputado federal Fernando Chucre (PSDB), um dos autores da emenda parlamentar que garantiu a inclusão do projeto no Orçamento da União. Segundo Chucre, a documentação foi assinada no nome da Prefeitura de Carapicuíba, que, portanto, será a recebedora dos recursos.

O Terminal Rodoferroviário (como também é conhecido) está orçado em R$ 21 milhões, e vai contar com transbordo de ônibus municipais e intermunicipais para toda a região e a Capital, além de passarela interligada à estação de trem General Miguel Costa. O grupo de deputados federais que apresentou a emenda, aprovada em novembro de 2007, era composto também, na época, por Cláudio Magrão (PPS), Silvinho Pecciolli (DEM), Francisco Rossi (PMDB) e João Paulo Cunha (PT).

O terminal está “emperrado” desde julho porque, de acordo com Chucre, o início do período eleitoral dificultou o prosseguimento das tramitações burocráticas. Segundo ele, a bancada não conseguiu apresentar toda a documentação técnica necessária dentro do prazo estipulado pela nova legislação eleitoral, que proíbe a abertura de licitações até que se encerre a disputa.Desde então, não obteve sucesso.

Em novembro, os deputados federais eleitos por São Paulo se reuniram para discutir as emendas aprovadas para o Estado, dentre elas a do terminal. No encontro, seria dada continuidade ao projeto, mas, por conta do excesso de assuntos a serem tratados, o item foi derrubado da pauta do dia.

A última complicação a entrar para a “lista de problemas” foi o desfalque da bancada de parlamentares da região, com a saída dos deputados Rossi e Pecciolli do grupo. Rossi pediu licenciamento do cargo por seis meses, no final de outubro, e Pecciolli se desligou do cargo para assumir a prefeitura de Santana de Parnaíba.
Os créditos são do Diário da Região
Esperamos que realmente o terminal seja construído e melhora a condição para todos que necessitam de ônibus nas duas cidades.
O Blog irá continuar de olho nos acontecimentos
Um Abraço a todos
Diego Pereira

Nenhum comentário: