sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Bilhete único em Carapicuíba APROVADO!


Ola amigos, mais uma ótima notícia para nossa cidade.

Benefício valerá por até 2 horas, inclusive aos sábados e feriados

Lei do bilhete único aguarda aprovação do prefeito.Os vereadores de Carapicuíba aprovaram na sessão ordinária da quarta-feira, 30, o projeto de lei nº 1.414/2008, que altera alguns dispositivos da Lei Municipal nº 2.800, aprovada em abril e sancionada pelo prefeito Fuad Chucre (PSDB) em junho e que instituiu na cidade o sistema de bilhete único para pagamento de passagem de ônibus coletivo e catraca eletrônica.

O sistema não havia sido adotado pelas permissionárias do município até agora porque havia um prazo, previsto na lei, de 120 dias para implantação das catracas eletrônicas e porque faltava uma emenda à Lei reduzindo de quatro para duas horas, inclusive nos sábados e feriados, o tempo que será concedido para uso do bilhete com o pagamento de uma só tarifa, explica o autor da lei, o vereador Elias Cassundé (PMDB).

Atualmente, as linhas municipais de Carapicuíba cobram tarifa de R$2,30.Agora, a Câmara tem até dez dias para remeter o projeto ao Poder Executivo, que pode vetar ou aprovar a Lei. “Este tipo de iniciativa é privativa do prefeito” explica o Secretário dos Negócios Jurídicos da Prefeitura, Francisco da Silva Cezar Netto, o que tornaria a Lei inconstitucional. Cassundé não teme a possibilidade de veto.

“Os empresários do setor foram à Câmara, em abril, e se manifestaram positivamente pela aprovação. E eu fiz tudo de comum acordo com o prefeito” disse para a reportagem do Página Zero.

“Houve consenso” reforçou. Wilson Marcelino avalia a Lei como o início de um processo de integração do sistema de transporte coletivo da cidade com outras conexões, como os ônibus e o trem metropolitanos.

“Há regiões da cidade, como o entorno da Estrada Vergílio Vitorello, densamente povoadas recentemente, que são apenadas pela necessidade de seus usuários pagarem uma passagem até o terminal e terem que desembolsar outro valor para acessarem cidades vizinhas. Só Carapicuíba, na região, não tem integração” lamentou.

Esse quadro produz, segundo Marcelino, uma grande injustiça social. “Em Carapicuíba, a atual tarifa é um crime contra a economia popular” reforçou.

Discursando, ele disse temer que os permissionários da cidade se oponham à Lei, inclusive por meios jurídicos, sob a hipotética alegação de que o bilhete único não estava previsto no contrato de concessão que renovou recentemente a permissão de exploração do serviço de transporte coletivo da cidade.
Esperamos que ela possa ser aprovada pelo prefeito e os donas das empresas de ônibus não entrem com recurso, afinal, o povo merece!
Abraços
Diego Pereira

4 comentários:

Unknown disse...

So falta o SR prefeito nao e o executivo vetar neh so seria mais uma das inumeras demonstrações de incompetencia na administração do municipio agora eu lhe pergunto se a lei for vetada quantos moradores (que usao todo dia o transporte metropolitano ) vao questionar ?
tenho certeza que nem 2% dos usuarios vao questionar .

Diego Pereira disse...

Fala meu amigo felipe..

Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

mas é isso memso, e olha que o Elias cassundé já cortou pela metade o beneficio....

População.. VAMOS ACORDAR E COBRAR NOSSOS DIREITOS!

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

Compartilhei sua página no face.

http://www.facebook.com/pages/Carapicu%C3%ADba/167061876710509